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quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

QUAL DEVO CORTAR PRA EMAGRECER, CALORIAS OU GORDURAS????

Uma reportagem da Revista Saúde chamou a minha atenção mês passado (dezembro). Nela estava em letras bem grandes: O que devo cortar para emagrecer rápido: calorias (leia-se carboidratos) ou gorduras?



Num pensamento rápido sem muito raciocínio, logo diriam CARBOIDRATOS!


Mas não! Na reportagem, segundo estudos recentes, o que deve ser cortado de vez do cardápio são as GORDURAS!


Abaixo, vou resumir os pontos importantes da reportagem:






* Comidas gordurosas se transformaa em pneuzinhos com mais rapidez do que as ricas em carboidrato, mesmo quando o índice calórico das duas é similar. "O risco de conversão em gordura corporal no primeiro caso, é de 96%, contra apenas 46% do segundo".










* PRECISAMOS SIM DE CARBOIDRATO PARA ACABAR COM A PANÇA! "Um subproduto dele é essencial na quebra de lipídios no organismo." Sem esse nutriente o corpo é obrigado a usar substratos provenientes dos músculos para dar cabo das gorduras. Ou seja, CORTAR calorias sem ficar atento ao que se retira da bandeja pode resultar em PERDA DA MUSCULATURA!










* Cada alimento exige um certo gasto energético diferente para ser digerido. "O carboidrato, por exemplo, requer que o organismo queime até 20% das calorias desse nutriente para que ele próprio seja armazenado. Já com a gordura, isso gira em torno de 3%."






* A gordura saturada (carne gorda, leite e seus derivados) em excesso, ativa o sistema imunológico causando inflamações por todo corpo, inclusive na cabeça. Essa reposta do organismo por sua vez dificulta a ação da leptina e da insulina, substâncias que quando agem na massa cinzenta, trazem a sensação de saciedade. RESULTADO: VOCÊ GANHA UMA FOME DE LEÃO!










* Os especialistas não estão sugerindo que se ELIMINE a gordura de sua dieta, apenas DIMINUA sua importância no prato. Use as versões mais saudáveis (insaturadas como os peixes e o azeite). Pode parecer impossível, mas algumas delas ajudam a conquistar aquela desejada barriga chapada!










* "A proteína gera muita saciedade e é formadora de músculos, que naturalmente elevam o nosso gasto energético." Mas não adianta se empanturrar de bifes e mais bifes, o organismo só consegue processar determinada quantidade da substância - em média 1 GRAMA POR QUILO DE PESO CORPORAL. O ideal é que ela entre no cardápio por meio de fontes menos gordurosas, como a SOJA E CARNES MAGRAS.


UMA SUGESTÃO: PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA.














* Outro ponto alto das dietas são as FIBRAS: "Elas retardam o esvaziamento gástrico e diminuem os picos de insulina após uma refeição." Isto quer dizer que, elas acabam com o apetite desmedido e ainda mantém o hormônio em níveis adequados. Para isso, basta investir mais em frutas, verduras, legumes e cereais integrais - arroz integral, por exemplo.










* Antes da atividade física, é sempre bom ingerir fontes de carboidratos simples, como uma fruta leve e estar sempre bem hidratado. Evite ficar sem comer ou, por outro lado, engolir alimentos fibrosos e refrigerantes.


Após a suadeira, lance mão de alimentos protéicos.










* É IMPORTANTE SE ALIMENTAR VÁRIAS VEZES DURANTE O DIA - NO MÁXIMO 6 VEZES - em porções menores e controladas. Caso contrário o corpo entende que está faltando comida e passa a trabalhar em ritmo mais lento.










* E o mais importante: NÃO FIQUE PARANÓICA, SE PESANDO O TEMPO TODO. Um jeito simples de saber se você emagreceu, é pelas roupas. Se você conseguiu "entrar" naquela roupa tão desejada, é um bom sinal!










Fonte: Revista Saúde/ Dezembro de 2010.




  MENINAS, ESTA MATÉRIA FOI POSTADA PRA NOS AJUDAR PELA QUERIDA AMIGA MYLLA DO BLOG IDÉIAS DE MILENE...
ELA PERMITIU QUE EU POSTASSE AQUI, MAS SE QUISEREM VÃO ATÉ O BLOG DELA , É MUITO INTERESSANTE, ALIAIS, SÃO VÁRIOS BLOGS CADA QUAL COM ASSSUNTOS DIVERSOS E SEMPRE MUITO BEM ESCRITOS.  A MYLLA É UM DOCE DE PESSOA VALE CONHECE-LA.EU RECOMENDO.
BJUIVOS NO CORAÇÃO DE TODAS.

http://ideiasdemilene.blogspot.com/




Um comentário:

Ministério da saúde disse...

Olá Blogueiro,

As enchentes fizeram centenas de vítimas nos últimos dias. Para impedir que a situação se agrave é preciso que os sobreviventes saibam como lidar com esta realidade e tomar as medidas de prevenção necessárias para evitar doenças graves. E você, blogueiro, pode ser nosso parceiro nessa divulgação e nos ajudar a salvar vidas. Caso queira participar desta ação, entre em contato com ocomunicacao@saude.gov.br que enviaremos o material necessário.

E AS LOUCAS HORAS

NÃO COMPRE ANIMAIS, ADOTE!!!BICHO É TUDO DE BOM .

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