Talharim
1 pacote talharim (massa seca) aqui utilizei da marca Milanesa, mas pode também ser feito com massa fresca, fica a vontade do freguês, eu utilizei um pouco mais da metade do pacote de 500g (marido não é muito chegado a massas rsrsrs) essa quantia para três pessoas.
Numa panela grande coloquei dois litros de água, um fio de azeite (pode ser óleo de soja ou outro) e um punhado bem pequeno de sal e uma folhinha de manjericão (deixa a massa mais saborosa).
O tempo de cozimento vai depender da qualidade da massa (grão duro ou normal) eu gosto ao dente. Uma média de 15 minutos com as massas daqui pois são mais durinhas , as brasileiras são mais rápidas, então esteja atento e "prove a massa" para saber o ponto que vc gosta.
Depois de pronto escorra a massa e não cometa o crime de passa-la por água fria, apenas escorra e acrescente um fio de azeite para que não grude, por isso aconselho a preparar sempre o acompanhamento da massa antes, pois assim vc poderá comer a massa quentinha e muito mais saborosa.
Almôndegas Á Moda da Val.
1/2 kg de carne moida (carne picada aqui em Portugal)
Meia cebola pequena ralada.
Pasta de alho ou dentinhos de alho picados, vai a gosto, prefiro em pasta para este prato para facilitar as almondegas e se quiser frita-las não queimarem.
1 pacote de creme de cebolas ou sopa creme de cebola(aquela que se acha em qualquer supermercado e de qualquer marca)
Pimenta do reino e uma pitada boa de canela (a gosto).
Umas gotas de molho inglês, opcional tb.
Junte todos os ingredientes menos a sopa de cebola e amasse bem, quando estiver bem homogêneo, acrescente aos poucos o creme de cebolas, vá misturando e amassando até sentir que dá pra enrolar os bolinhos, use o pacote todo.
Molde bolinhas e reserve.
Molho de Tomates
Utilizei duas caixinhas pequenas de molho ao sugo pronto, acrescentei cebola, alho, pimenta do reino (pouca) ou pimenta preta como preferirem, é a mesma coisa. Salsa, cebolinhos e um pouco de coentros, tudo bem picadinho.
Refoguei a cebola, alhos, acrescentei o molho, deixei levantar fervura e ai coloquei os temperos verdes, quando o molho estava fervendo, fui acrescentando uma a uma as bolinhas de carne, por isso utilize uma panela grande para que estas tenham espaço e não se desfaçam , deixei cozinhar um pouco, depois mexi para que todas ficassem dentro do molho, cozinhei por uns dez minutos. As almôndegas tb podem ser fritas em óleo quente e depois serem acrescentadas ao molho ou servidas a parte, vai do gosto de cada um. Mas acho mais saudável apenas coze-las, ficam deliciosas e firmes.
Junte as almôndegas a massa já cozida ( eu prefiro individualizar fazendo isso no prato, pois cada um gosta de um jeito, uns com mais e outros com menos molho) e acrescente uma generosa porção de queijo parmesão ralado ou mussarela ralada por cima e sirva quente.
Bom apetite!
Bjuivos da Loba.
Obs: A fotografia é da net, esqueci de fotografar, apenas para ilustrar, lapso meu, peço desculpas.
![]() |
Https://uivodaloba.blogspot.com |
5 comentários:
Boa noite, querida Valéria!
Hum! Me deu vontade de bate rum prato caprichado... rs...
Bjm muito fraterno
Minha querida, quantos séculos não venho aqui, graças à minha paixão por macarrão e almôndegas voltei :) hahahaha
Adorei a receita e as dicas! Já coloquei nos meus favoritos para fazer depois.
Beijo, beijooooo!
She
Rosélia querida, essa massinha ficou mesmo boa, devoramos,coisas simples nos aquecem a alma. BJuivos no coração.
She, que bom te ver por aqui, acho que postarei mais receitas de massa somente para ter sua visita, obrigada minha linda, bjuivos no <3
Bem fácil de manipular e encontrar os ingredientes Valeria.
Acho que não tirou a foto, porque comeram tudo rapido,kkk
Gostei da receita da almondegas, o macarrão faço assim e não cometo o erro de passa-lo pela água fria,rsrs.
O molho dá o charme.
Grato pela partilha.
Bjs
Postar um comentário