UIVANDO PELO MUNDO ...

Seja bem vindo ao Uivo da Loba

center>

sexta-feira, 18 de junho de 2010

HOJE FICAMOS UM POUCO MAIS POBRES....

FALECEU HOJE O GRANDE ESCRITOR E PREMIO NÓBEL DE LITERATURA JOSÉ SARAMAGO, A LITERATURA MUNDIAL FICOU MAIS POBRE E NÓS MAIS TRISTES.




(Lanzarote), 18 jun (EFE).- Os restos mortais do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago serão incinerados em Portugal e uma parte de suas cinzas será depositada em seu povoado natal, Azinhaga, e outra parte será enterrada junto a uma oliveira em sua casa em Lanzarote, informou a família à Agência Efe.




.Biografia


José de Sousa Saramago nasceu no dia 16 de novembro de 1922, na aldeia portuguesa de Azinhaga, província de Ribatejo. Filho dos camponeses José de Sousa e Maria da Piedade, mudou-se para Lisboa aos 2 anos, onde viveu grande parte de sua vida.





Em seu livro "As Pequenas Memórias" (2006), o escritor conta que Saramago era, na verdade, o apelido pelo qual seu pai era conhecido na aldeia, e também o nome de uma planta que serve de alimento para os pobres quando há escassez de comida.





Saramago comprou seu primeiro livro aos 19 anos e antes de se dedicar à literatura foi mecânico, desenhista, funcionário público, editor, tradutor e jornalista. Casou-se com sua primeira esposa, Ilda Reis, em 1944, com quem teve uma filha, Violante. Em 1988, casou-se com Pilar del Río, com quem viveu até o fim da vida.





Publicou o seu primeiro livro, "Terra do Pecado", em 1947. Em 1980, lançou "Levantado do Chão", considerado seu primeiro grande romance. Em 1991, publicou o polêmico "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", que foi censurado pelo governo português,levando o autor a se exilar em Lanzarote.





Entre as obras publicadas por Saramago estão: "Manual de Pintura e Caligrafia" (1977), "Levantado do Chão" (1980), "Memorial do Convento" (1982), "O Ano da Morte de Ricardo Reis" (1986), "A Jangada de Pedra" (1986), "História do Cerco de Lisboa" (1989), "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (1991),"Todos os Nomes" (1997), "O Homem Duplicado" (2003), "As Intermitências da Morte" (2005) e "Caim" (2009). Veja todas as obras do autor aqui





Em 2008, a obra "Ensaio sobre a Cegueira" (1995) foi transformada em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles. O longa teve Julianne Moore e Mark Ruffalo como protagonistas.





O autor, cuja frágil saúde provocou temores sobre sua vida há alguns anos, publicou no final de 2009 seu último romance "Caim", um olhar irônico sobre o Velho Testamento, muito criticado pela Igreja Católica (veja abaixo uma entrevista com autor na época do lançamento de "Caim").









Saramago lança "Caim" e diz que não se pode confiar em Deus .





Cético e pessimista contumaz, Saramago levantou sua voz por inúmeras vezes contra as injustiças, a Igreja e os grandes poderes econômicos, que ele via como grandes doenças de seu tempo.





"Estamos afundados na merda do mundo e não se pode ser otimista. O otimista, ou é estúpido, ou insensível ou milionário", disse o escritor em dezembro de 2008, durante apresentação em Madri de "As Pequenas Memórias", obra em que recorda sua infância entre os cinco e 14 anos.



O autor estava escrevendo um novo romance, que falava sobre o tráfico de armas, e cujo título seria "Alabardas, Alabardas! Espingardas, Espingardas!", um verso do grande poeta e dramaturgo português Gil Vicente.


QUE TENHA SEU MERECIDO DESCANSO.

FONTE:YAHOO NOTICIAS.

3 comentários:

Renata Nogueira disse...

Uma pena Valéria!
Beijão
Re

Valéria Gomes disse...

Ainda bem que nos deixou uma grande herança literária, para manter vivas as boas lembranças.
Obrigada pelo selinho, amiga!!!

Beijocas!!!

* Fada * disse...

*De fato, uma PERDA !!!

*Que Deus o tenha !!!

*Bom sábado, *Valéria_Linda !!!

*Um abraço.

E AS LOUCAS HORAS

NÃO COMPRE ANIMAIS, ADOTE!!!BICHO É TUDO DE BOM .

NÃO COMPRE ANIMAIS, ADOTE!!!BICHO É TUDO DE BOM .