UIVANDO PELO MUNDO ...

Seja bem vindo ao Uivo da Loba

center>

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DIA DO CAPOEIRISTA.



Hoje se comemora o dia do capoeirista.
Essa arte genuinamente brasileira foi difundida a principio por mestre Pastinha que levou pela primeira vez a capoeira brasileira pra sua inspiração, a África.
Mestre Bimba foi o criador  da capoeira regional, ele adaptou a capoeira mãe, a capoeira ANGOLA introduzindo nesta ,técnicas de artes marciais, criando assim  um novo estilo, a capoeira Regional.
A capoeira já foi muito marginalizada e é ainda nos dias de hoje descriminada, Getúlio Vargas proibiu os jogos de capoeira nas ruas do Brasil em seu primeiro mandato, quem era pego jogando capoeira nas ruas era preso, torturado e tido como vagabundo, malandro....fichado.
Hoje evoluimos um pouco mais ,a capoeira se difundiu mundo a fora e nossa arte é muito respeitada em países do estrangeiro entre eles até a Russia e Ucrania..
A capoeira forma cidadãos , trabalha corpo e mente de seus praticantes e resgata crianças das ruas e do vício das drogas, uma vez praticante de capoeira a criança se desenvolve no seu todo, seu intelecto e seu fisico se aprimoram e ela passa a ter um maior dominio de sí mesma e do mundo ao seu redor.
Como esporte, a capoeira é completa pois trabalha o muscular, o aeróbico, a mente, o espirito e a interação em grupo pois é um esporte de sociabilização.
Pratiquei muitos anos , hoje por motivos físicos estou afastada, mas uma vez capoeirista, capoeirista até a morte.
Hoje ela é um patirmônio nacional, devendo ser respeitada e difundida com seus fundamentos e mestres capacitados em ensinar a verdadeira arte capoeira, a não violência e o amor as nossas raízes.
Salve mestre Bimba, Salve Pastinha , João grande, e todos os mestres do Brasil.

VIVA OS CAPOEIRISTAS DA NOSSA TERRA!!!
EM NOSSAS VEIAS O SANGUE NÃO CORRE, ELE GINGA.
IEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE VIVA MEU MESTRE CAMARÁ.

POR LOBA.
bjuivos no coração de todos, um lindo fim de noite.

5 comentários:

Gilmara Wolkartt disse...

Ei Val!
No meu trabalho utilizamos a capoeira como uma oficina para reabilitação social de crianças e adolescentes.
Adorei a postagem.
Gd beijo

Alfa & Ômega disse...

Vivaaaaaaaaaa!!! Mesmo! Realmente é uma linda arte, estéticamente falando sem contar com a lindeza que ela é um todo onde se trabalha outros sentidos, sentimentos, valores, né? Bjbj!

chica disse...

Não sabia dessa data!Linda homenagem!beijos,chica

Néia Lambert disse...

Admiro essa arte e confesso que também não sabia que tinha um dia para ser comemorado.

Beijos e tenha uma bela tarde.

José Sousa disse...

Querida amiga Valéria!
Depois de uma temporada de trabalho com na realizações de festas, cá estou eu já com menos trabalho e com mais disponibilidade para o que gosto que são os meus blogues e seguidores.
Gostei deste texto sobre a capoeira, mas deixa que te fale um pouco de história e os porquês da invensão desta dança! Nos tempos da escravatura, os trabalhadores ensaivam como poder atacar seus patrões, mas para que eles não se apercebessem de seus treinamentos, então o faziam de forma dançante. Por este motivo esta dança é conhecida como uma dança guerreira. Como sempre lindissimo!

Um beijo bem grande.

E AS LOUCAS HORAS

NÃO COMPRE ANIMAIS, ADOTE!!!BICHO É TUDO DE BOM .

NÃO COMPRE ANIMAIS, ADOTE!!!BICHO É TUDO DE BOM .