UIVANDO PELO MUNDO ...

Seja bem vindo ao Uivo da Loba

center>

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

BULLYING UM CONCEITO DESUMANO.





     BULLYING, UMA PALAVRA QUASE SEM DEFINIÇÃO AO PÉ DA LETRA ,MAS COM UM ALCANCE PROFUNDO, NA ALMA E VIDAS DAQUELES QUE SÃO VITIMADOS POR ELE.
     CADA VEZ MAIS INCORPORADA AO NOSSO VOCÁBULARIO TRAZ NA SUA RAÍZ A CONCEPÇÃO DA VIOLÊNCIA, PRECONCEITO, HUMILHAÇÃO, ABANDONO E SOLIDÃO.
    QUANDO SE FALA DESSE ASSUNTO DEVEMOS TER EM MENTE TRES ASPECTOS:

-ONDE COMEÇOU ????

-PORQUE COMEÇOU ????

-PRA QUE COMEÇOU ????

     NO MEU ENTENDIMENTO ESSE PROBLEMA INICIA-SE NO SEIO DA FAMILIA E SEU CICLO SOCIAL. SIM, NA FAMILIA QUANDO EM CONVERSAS BANAIS FALAMOS PEJORATIVAMENTE DA VIZINHA OBESA COMO A "GORDA DA CASA AO LADO", OU O AMIGUINHO NEGRO DE NOSSOS FILHOS NOS REFERINDO A ESTE COMO "O NEGUINHO", "O VIADINHO, A GALINHA, O PÉ RAPADO, O ZÉ NINGUÉM "E POR AI VAI..., MUITAS VEZES ,ESSAS CONVERSAS INFORMAIS DENTRO DO LAR SÃO PRESENCIADAS POR CRIANÇAS AINDA EM FORMAÇÃO, QUE POR  VEREM ESSAS ATITUDES MUITAS VEZES DESAPERCEBIDAS E NÃO INTENCIONAIS DE SEUS PAIS E FAMILIARES, COMEÇAM A TER  IDÉIA QUE REFERÊNCIAS SÃO COMUNS PARA DETERMINAR CERTO GRUPO SOCIAL , ECONÔMICO E RACIAL.
     ENTÃO, ESSE PRECONCEITO INICIAL E LATENTE SE ACENTUA QUANDO A CRIANÇA INOCENTE, UNE-SE A OUTRAS IGUALMENTE INOCENTES, E FORMAM UM GRUPO ONDE NÃO SE RESPEITA AS DIFERENÇAS, AS DESIGUALDADES E O SER HUMANO COMO UM TODO E PASSAM A VER NO "AMIGUINHO" DIFERENTE, ALGUÉM PARA APONTAR O QUE VEEM COMO DEFEITO OU O QUE DESTOA DAQUELE PADRÃO QUE O GRUPINHO CRIOU COMO SENDO PERFEITO.
     É ALGO QUE COMEÇA DESPRETENCIOSO E VAI AOS POUCOS GANHANDO PROPORÇÕES DESASTROSAS, QUE EM MUITAS VEZES LEVAM O AGREDIDO AO DESESPERO, ISOLAMENTO, DEPRESSÃO, SUICIDIO E QUANDO EM MAIOR GRAU ATÉ MESMO TORNANDO-O UM ASSASINO  POTENCIAL COMO O CASO DOS MENINOS DA ESCOLA "COLUMBINE".
    PORQUE ISSO ACONTECE?
    POR VALORES DETURPADOS DEVIDO AO PRECONCEITO, FALTA  DE  ESCLARECIMENTO, LIMITES,  CONVERSAS FRANCAS DENTRO DE CASA E ESCOLA.
     A CRIANÇA CRESCE ACHANDO NORMAL E EM MUITAS VEZES ATÉ SENDO INCENTIVADA A CERTOS ATOS DE CRUELDADE E SUPERIORIDADE SOBRE OS OUTROS.
     PRA QUE ACONTECE?
     PRA LIBERTAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MEDOS E EXORCISAÇÃO DE SEUS FANTASMAS INTERIORES.
     O MEDO DA REJEIÇÃO E FRACASSO É TANTO QUE ESSAS CRIANÇAS VENDO REFLETIDOS NOS OUTROS AQUILO QUE ELES TEMEM, COMO NUM ESPELHO QUE GRITA ESSA VERDADE , ELES POR MEDO O QUEBRAM.
     NINGUÉM PRATICA O BULLYING SOZINHO, NECESSÁRIO É A APROVAÇÃO E APOIO DO GRUPO SOBRE O MAIS FRACO , O MEDO LEVA A COVARDIA E ESTA O TRANSFORMA EM PESADELO PARA A VÍTIMA.
     NESSA PARCERIA VITIMA E ALGOZ NÃO HÁ VENCEDORES, AMBOS TORNAM-SE SEQUELADOS E SOFRERÃO CONSEQUÊNCIAS A LONGO PRAZO.
     TEREMOS UM ADULTO DOENTE E ENFRAQUECIDO LONGE DO GRUPO, INCAPAZ DE DECISÕES E ATITUDES POR SÍ SÓ ,E A VÍTIMA, ALGUÉM QUE TORNOU-SE DOENTE FISICA E MENTALMENTE PELA COAÇÃO SOFRIDAS , GERALMENTE PRECISANDO DE TERAPIA PARA SUPERAÇÃO DOS TRAUMAS.
     PRECISAMOS ACORDAR ENQUANTO PAIS, EDUCADORES E SOCIEDADE PARA ESTE PROBLEMA BI-LATERAL QUE CADA VEZ MAIS TORNA-SE PRESENTE NAS FAMILIAS MUNDO A FORA.
     AMOR, FRATERNIDADE, LIBERDADE, EDUCAÇÃO, RELIGIÃO, FAMILIA, ESCOLA E BONS EXEMPLOS, SÃO A CHAVE PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA.
     POLICIAR SEUS PRÓPRIOS ATOS E COMPORTAMENTO ENQUANTO FORMADOR DE OPINIÃO E MENTES, CERTAMENTE SERÁ UM PASSO INICIAL PARA QUE NÃO DESPEJEMOS MAIS NA SOCIEDADE INDIVIDUOS QUE CERTAMENTE VIRÃO A PRATICAR O BULLYING.
     O SEU PRECONCEITO REFLETIRÁ NO SEU FILHO.
     SUA MANEIRA DE SE REFERIR AS PESSOAS SERÁ COMO ELE AS VERÁ.
     SUA FORMA DE ENCARAR O MUNDO E SEU EXEMPLO É QUE FARÁ DELE UM HOMEM OU UM MONSTRO.
     BULLYING E PRECONCEITO ANDAM DE BRAÇOS  DADOS E GERAM SEGREGAÇÃO.
     O QUE É VOCÊ ?

     O QUE SOMOS NÓS, EDUCADORES OU SEGREGADORES?

      JÁ SE FEZ ESSA PERGUNTA?.
    

POR LOBA .18/11/2010 3:15 AM.


Bullying[1] é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Os atos de bullying configuram atos ilícitos, não porque não estão autorizados pelo nosso ordenamento jurídico, mas por desrespeitarem princípios constitucionais (ex: dignidade da pessoa humana) e o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. A responsabilidade pela prática de atos de bullying pode se enquadrar também no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram nesse contexto.[16]




No estado brasileiro do Rio de Janeiro, uma lei estadual sancionada em 23 de setembro de 2010 institui a obrigatoriedade de escolas públicas e particulares notificarem casos de bullying à polícia.[17] Em caso de descumprimento, a multa pode ser de três a 20 salários mínimos (até R$ 10.200) para as instituições de ensino.[17]




ESTE TEXTO FAZ PARTE DA IDÉIA PROPOSTA PELA QUERIDA ELAINE DO BLOG UM POUCO DE MIM COMO UM GRITO DE ALERTA A TODOS .
OBRIGADA QUERIDA POR SUA CONFIANÇA, ESPERO QUE O TEXTO ESTEJA A ALTURA DA IDÉIA PROPOSTA.
VAMOS DAR UM BASTA, CHEGA DE VIOLÊNCIA, DIGA NÃO AO BULLYING.
BJUIVOS NO CORAÇÃO DE TODOS.
 
 

18 comentários:

Silvia disse...

Aplausos para seu texto maravilhoso.
Concordo com tudo aqui escrito.

Beijos

Valéria Russo disse...

MOÇA LINDA..SILVINHA...
OBRIGADA, ESPERO QUE ESSE TEXTO POSSA ACRESCENTAR ALGO POSITIVO A ESSE CONCEITO TÃO DEPRECIATIVO.
BJUIVOS NO SEU CORAÇÃO.

Rogério Pereira disse...

Aqui
assim

assim
também
Uivamos em comum...

BejUivos

Valéria Russo disse...

rogério querido..
nossos uivos unidos quem sabe consigam alcançar corações duros pelo desamor ao próximo..
tomara que façamos alguma diferença ...torço pra isso.
bjuivos no seu coração luzitano..

diariodumapsi disse...

Ei minha linda!
Muito bom o seu texto, nos faz refletir!
Vivemos numa sociedade onde os valores morais estão se perdendo. Concordo com você que muitos desses comportamentos são aprendidos em casa, pois os filhos são espelho dos pais.
Gd beijo

Valéria Russo disse...

gil...
como espelhos que somos deveriamos refletir pra eles somente o bom da vida, né??
obrigada querida.
bjuivos no coração.

Alfa & Ômega disse...

Bravo! Bravo! Excelente texto, loba. Realmente vc disse algo essencial: começa na casa, pela tv, na escola, através de atitudes inábeis e nada pedagógicas da direção, dos professores, serventes, enfim são muitos os itens. Abração!

Fernanda Reali disse...

Ótimo post. Estou sempre atenta ao que acontece na escola dos meus filhos, marco em cima, pergunto, quero saber quem são e que saibam quem sou. É bom para demarcarmos limites. Mesmo quando os filhos crescerem, vou visitar a escola, o cursinho, quero estar por dentro.

Andréa disse...

Oi querida,muito bem escrito.
Esse é um assunto deveras complicado.
Só quem é pai e mãe sabe o tamanho desse compromisso.
Um beijo na alma.

TECA disse...

Muito bem colocado tudo em seu texto.É de fato no seio da família que tudo tem origem.Nossa responsabilidade como pais e educadores é imensa e muitos não tem consciência disso.
Sempre tomamos muito cuidado,meu marido e eu, com o que dizíamos perto das crianças,e jamais usamos termos pejorativos para apontar seja la o que fosse.
Temos creio a alegria de termos criado e formado tres mulheres dignas que com certeza criarão seus filhos seguindo a mesma linha de conduta.Pelo menos assim espero.
Beijos
Teca

Elaine Gaspareto disse...

Valéria,
Muito obrigada por aderir à campanha!
Vou linkar teu post amanhã em meu post novo, tá?
Beijosssssss

Valéria Russo disse...

ALFA...
TODOS NÓS SOMOS RESPONSAVÉIS PELOS EXEMPLOS QUE DAMOS AOS JOVENS, É NECESSARIO QUE HAJA CONCIENTIZAÇÃO DE TODOS PARA QUE ESSE PROBLEMA ACABE.
BJUIVOS NO SEU CORAÇÃO.

Valéria Russo disse...

FE..
TUA ATITUDE É CORRETA, DEVEMOS SIM PARTICIPAR ATIVAMENTE DA VIDA DOS FILHOS, SABER O QUE FAZEM , ONDE FAZEM E COM QUEM FAZEM...
SEUS FILHOS CERTAMENTE TERÃO COMPORTAMENTOS DIGNOS DE JOVENS BEM DIRECIONADOS.PARABÉNS.
BJUIVOS NO CORAÇÃO.

Valéria Russo disse...

ANDREA...
realmente criar filhos pro mundo não é fácil, mas tentamos entre sorrisos e lágrimas fazer o melhor por eles...
afinal só queremos ve-los felizes, né??
bjuivos no seu coração.

Valéria Russo disse...

TECA...
certamente suas filhas tem o melhor de vcs, afinal, amor , respeito e dignidade com que foram criadas fizeram delas mulheres de bem que criarão filhos de bem. pode apostar.
parabéns.
bjuivos no coração.

Valéria Russo disse...

ELAINE QUERIDA..
vc tem carta branca ...
eu é que agradeço a confiança e o carinho.
bjuivos no seu coração.

disse...

Muito bom o seu texto!!! Adorei ^^

Bjos

Valéria Russo disse...

KÁ..
OBRIGADA QUERIDA.
BJUIVOS NO CORAÇÃO.

E AS LOUCAS HORAS

NÃO COMPRE ANIMAIS, ADOTE!!!BICHO É TUDO DE BOM .

NÃO COMPRE ANIMAIS, ADOTE!!!BICHO É TUDO DE BOM .